Expresso São Marcos, conheça mais sobre nossa empresa clicando sobre os itens do menu.



                     Através da persistência de Benjamim Michelin (agricultor e comerciante), sua esposa Verônica Bianchi Michelin (professora municipal), seus filhos Nélson Antoninho Michelin (motorista de caminhão), Gotardo Natalino Michelin (balconista dos Irmãos Calcagnotto e Cia Ltda) e Lery José Michelin (prestando serviço militar obrigatório) foram adquiridos em 03 de novembro de 1957, um ônibus Ford modelo F-07 ano 1947 com capacidade para 25 passageiros e uma camionete Ford modelo F-03 com capacidade para 14 pessoas, dando início às atividades do atual Expresso São Marcos Ltda.

                     Anteriormente a empresa tivera vários donos: inicialmente em 1926, José Veronese (Beppi Talian), Alexandre Zaniol e Rafael Ruaro. Em 1931, passou para Severino Biasuz alternando-se com vários sócios até ser adquirida por Étore, Ricieri e Roberto Bertolazzi. Somente com a compra pela família Michelin em 1957 é que passou a chamar-se Expresso São Marcos Ltda.

                     Inicialmente faziam o transporte de passageiros e encomendas entre a Vila de São Marcos (até então pertencente a Caxias do Sul) e Caxias do Sul, via Br 2 (hoje Br 116), com dois horários diários.

                     Em 1961 no governo de Juscelino Kubitschek, a estrada entre São Marcos e Caxias do Sul (Br 116) foi asfaltada, dando ânimo aos proprietários da empresa, que a partir dessa data, iniciaram a executar os serviços de turismo.

                     Em 09 de outubro de 1963, foi criado oficialmente o município de São Marcos, através da Lei nº 4.576 sancionada pelo então Governador Ildo Meneghetti. Na ocasião, a população aproximava-se dos 10.500 habitantes, sendo que 60% viviam na zona rural.

                     Em 07 de maio de 1969 incorporaram o Expresso Criúva de Transportes Ltda, atendendo-se ao distrito de Criúva (pertencente a Caxias do Sul) e Caxias do Sul via São Marcos e via São Jorge da Mulada. Nesse momento adquiriram outro veículo (carro 11) dessa vez encarroçado na empresa Marcopolo.

                     Ao final do ano de 1975 incorporaram o Expresso Hoffmann de Transportes Ltda, iniciando desde então a transitar na Rota do Sol, para atender as localidades do Litoral Norte (Curumim, Areias Brancas, Arroio do Sal e Torres) e Campos de Cima da Serra (Lageado Grande, Cazuza Ferreira, Tainhas, Ouro Verde e Cambará do Sul).

                     Em 1976 foram adquiridas linhas no interior do município de São Marcos, anteriormente exploradas por Silvino Bolzan.

                     Em 2004, através de uma parceria entre a empresa Expresso São Marcos Ltda e a empresa União de Transportes, iniciaram um serviço integrado, entre a cidade de Caxias do Sul e Criciúma/SC, via Serra do Faxinal, visando exclusivamente o conforto dos passageiros, que até então dependiam de baldeações.

                     Em 2005 incorporaram da empresa Mampituba de Transportes à concessão da linha entre Torres e Arroio do Sal, solidificando o atendimento ao litoral norte.

                     Em julho de 2006 incorporaram da empresa Auto Viação São José à concessão da linha entre Arroio do Sal e Osório, solidificando ainda mais a atuação no litoral norte do estado.

                     Em novembro de 2006, novamente através de uma parceria entre a empresa Expresso São Marcos Ltda e a empresa União de Transportes, iniciaram um novo serviço integrado, desta vez entre o município de Caxias do Sul e a capital catarinense Florianópolis, via Rota do Sol.

                     Seus sócios fundadores orgulham-se do trabalho desenvolvido, e afirmam que a preocupação com os clientes é que possibilitou a empresa chegar onde está. Comentam que as dificuldades enfrentadas nesse período foram enormes, principalmente em virtude de problemas mecânicos ocasionados pelas péssimas condições das estradas, em especial a Br 386 (Rota do Sol). Trabalharam mais de 15 anos ininterruptos, sem um fim de semana sequer de folga e tranquilidade. Hoje em dia, apesar da forte crise financeira enfrentada pelo país, contam com pessoas especializadas e veículos modernos, possibilitando que o serviço transcorra naturalmente.

                    

desenvolvido por zgraf.net
São Marcos: (54) 3291-1305 / 3291-1308      Caxias do Sul: (54) 3229-4511 / 3222-2111